Conheça mais sobre a Fazenda Carapreta!

Fazenda carapreta intertv

As Fazendas Carapreta foram destaque em três programas da Inter TV Rural, que foram ao ar nos dias 29 de agosto, 5 e 12 de setembro. A série de reportagens mostrou a importância da sustentabilidade no agronegócio e detalhou processos da economia circular colocados em prática nas fazendas da empresa no norte de Minas Gerais.

No primeiro programa, a ênfase foi no processo de produção de tilápias GIFT, onde tem início um ciclo sustentável com a água que vem de poços artesianos. Enriquecida com os resíduos sólidos, essa água é reutilizada na fertirrigação do milho que será a base da ração dos bovinos. Nada é perdido na produção das tilápias: com o processamento feito integralmente em frigorífico próprio, o que garante máximo frescor, até as carcaças e escamas dos animais que seriam descartadas são reaproveitadas na fábrica de ração para fortalecer ainda mais a dieta dos bovinos.

O segundo programa focou na criação de ovinos da raça Dorper, originária da África do Sul. Desde a importação dos primeiros embriões, um extensivo programa de melhoramento genético que já dura 15 anos tem apresentado resultados surpreendentes. A constante avaliação de matrizes e reprodutores garante animais de primeira qualidade, gerando cortes especiais que têm conquistado progressivamente o paladar e a mesa dos brasileiros.

O terceiro e último programa da série abordou a criação de bovinos da raça Aberdeen Angus, cuja carne premium é produzida nas Fazendas Carapreta. Os animais recebem dieta monitorada em análises diárias com foco na qualidade do produto final, que tem alto grau de marmoreio e ótimo acabamento de gordura. Toda esta qualidade se reflete no aumento das vendas, que hoje ocorrem em 23 estados do Brasil e 16 países.

Em todos os processos de produção e criação apresentados, a sustentabilidade tem lugar de destaque. Os dejetos ovinos e bovinos, por exemplo, são transformados em energia elétrica no biodigestor e é essa energia que alimenta toda a fazenda. Entrevistado no último programa da série de reportagens, o CEO Vitoriano Dornas revela que, entre os planos de expansão, está a instalação de um pólo industrial que contará com mais de sete indústrias para abate, desossa, industrialização, porcionamento, graxaria e produção de colágeno, o que gerará ainda mais desenvolvimento e renda para as comunidades do Semiárido Mineiro.

 

Confira as reportagens nos links abaixo e conheça mais sobre os processos inovadores na produção das proteínas nobres Carapreta:

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para Você

Posts Relacionados

Burrito com carne lagarto

Burrito com Lagarto Carapreta

O burrito é um prato típico da culinária mexicana que consiste em uma tortilla enrolada com um recheio bem saboroso e temperado. Tradicionalmente, a tortilla