A importância da Segurança dos Alimentos

SEGURANÇA DOS ALIMENTOS

A segurança dos alimentos se refere à garantia de que o alimento está seguro para o consumo. O termo vem do inglês “Food Safety”, e engloba as práticas de manipulação para garantir a qualidade do alimento, desde a produção até o consumo. A segurança de alimentos é muito importante, pois garante que produto esteja saudável e com qualidade adequada quando chegar à mesa do consumidor.

A qualidade implica que o alimento esteja saudável, isto é, não contenha contaminantes, tais como:

  • Contaminantes químicos: resíduos de agrotóxicos e metais pesados;
  • Contaminantes biológicos: microrganismos;
  • Contaminantes físicos: por exemplo, partes de pedras, insetos, e outros materiais.

Importante saber que segurança dos alimentos é diferente de segurança alimentar, o segundo termo deriva de  “Food Security” e refere-se à garantia e direito de acesso ao alimento às pessoas do mundo todo, inclusive em quantidades e valores nutricionais apropriados, através da implantação de políticas públicas.

 

  • Como é o processo de higienização dentro da fábrica?

A carapreta tem responsabilidade total com a higienização da indústria e dos processos com todos os colaboradores para garantir a segurança sanitária dos produtos. É realizada limpeza geral de toda indústria diariamente, com higienização e troca de facas ao longo da jornada de trabalho e higienização de toda linha nos intervalos dos turnos.  Os uniformes são lavados diariamente, todos colaboradores utilizam máscara e touca, e sempre ao ingressar na indústria, realizam a higienização das botas e mãos.

  • Como faço para saber se a carne Carapreta tem garantia de origem?

Os produtos Carapreta são produzidos a partir de seu rebanho próprio, das Fazendas Carapreta, com 100% de rastreabilidade de todas as etapas da cadeia produtiva. Além disso, Os cortes cárneos bovinos tem selo de inspeção federal, que comprova que todas as normas do ministério da agricultura foram seguidas e atesta a qualidade dos produtos sob os aspectos sanitário e tecnológico.

  • O que é a embalagem a vácuo?

O sistema de embalagem a vácuo é uma tecnologia criada para proteger o produto do contato com o oxigênio, eliminando qualquer possível ação de microorganismos aeróbios que possam contaminar o produto. A embalagem a vácuo garante padrões excepcionais de conservação.

  • Por que os produtos ficam escuros na embalagem a vácuo?

Dentro da embalagem a vácuo a carne fica com uma cor um pouco mais escura, devido à falta de contato com o oxigênio, o que é natural. Sua coloração, voltará ao vermelho natural após alguns minutos assim que o corte entrar em contato com o oxigênio do ambiente.

  • Como escolher a carne na prateleira?

Na hora de escolher a carne, é indicado observar os seguintes aspectos:

– A coloração da carne deve ser vermelho-opaca, em virtude de estar embalada a vácuo. Assim que a embalagem for aberta, a carne retorna a sua coloração normal em cerca de 20 minutos;

– Estar armazenada em uma gôndola com temperatura apropriada;

– A carne pode conter um pouco de exsudato (“sangue”), mas ele não deve estar viscoso (grosso);

– A embalagem a vácuo deve estar em perfeitas condições, sem rasgos ou furos;

– Observar a existência da etiqueta interna com carimbo do SIF (Serviço de Inspeção Federal);

– Verificar se o produto está dentro da data de validade.

  • O que pode causar o acúmulo de exsudato na embalagem?

A exsudação da carne, conhecida popularmente por “sangue” na embalagem ocorre principalmente pela temperatura de estocagem dos produtos resfriados. É muito importante observar a temperatura de acondicionamento dos produtos no ponto de venda. O porcionamento dos cortes pode proporcionar também uma maior exsudação devido ao corte das fibras musculares.

  • Como deve ser feito o armazenamento da carne?

Evite a quebra da cadeia de frio. O ideal é que a carne seja transportada do supermercado até a residência de maneira que conserve a temperatura de resfriamento ou congelamento. Deve ser armazenada de acordo com as informações da embalagem, se resfriada armazene em ambiente refrigerado de 0 ºC a 7 ºC ou a -12 ºC caso seja congelada.

  • Como descongelar a carne?

Para o descongelamento correto o ideal é que seja feito lentamente, acondicionando a carne na geladeira até seu descongelamento completo. Após descongelada não congelar novamente.

  • Devo lavar a carne após abrir a embalagem?

Não. A lavagem da carne não é indicada, pois a água facilita a proliferação de bactérias causadoras de doenças. As bactérias se proliferam quando entram em contato com água e proteínas.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para Você

Posts Relacionados

Burrito com carne lagarto

Burrito com Lagarto Carapreta

O burrito é um prato típico da culinária mexicana que consiste em uma tortilla enrolada com um recheio bem saboroso e temperado. Tradicionalmente, a tortilla